A forma correta de lavar as mãos um estúdio de piercing e tatuagem – e sua importancia

Originalmente publicado em http://bananapiercer.wordpress.com

Obrigado Banana por sempre colaborar com o conhecimento e crescimento de toda a comunidade de body piercers da América Latina.
Estudando e repassando a todos o que aprende.

Lavagem de mãos em estúdios de piercings e/ou tatuagems.

Nota do Max:
Video da Anvisa sobre Higienização das mãos (é um pouco longo, mas vale a pena ver):

Achei este video interessante por que tem uma ilustração que mostra as áres retentivas de sujidade:

Existem algumas áreas das mãos que as vezes esquecemos de lavar, se não nos atentamos para a técnica correta, apenas a titulo de curiosidade (uma vez que vamos adotar a técinca correta em nossos estudios), segue uma ilustração das areas normalmente esquecidas:

Fim da nota

Ultimamente são lançados muitos produtos para previnir a contaminação cruzada, respingos ou para cumprir cada dia melhor as precauções padrões com sangue e/ou fluidos corporais. Entretanto, até o dia de hoje, a simples lavagem de mãos segue sendo a mais basica e efetiva forma de prevenir infecções.

Muitas vezes esta norma “basica” é negligenciada, tanto nas melhores clinicas, restaurantes, o que se reflete também nos estúdios de body art. A lavagem minuciosa das mãos é tão importante antes do procedimento quanto o que é realizado pelo cliente ou usuario de piercings ou tatuagens, antes de limpar ou manipular sua tatuagem ou jóia. É incontavel o numero de pessoas que dia-a-dia se expõem a grandes riscos realizando perfurações ou tatuagens em lojas improvisadas ou sem as instalações basicas de agua potavel. Todo tipo de pratica que tenha contato com sangue siguinifica um risco tanto para quem recebe o procedimento como para quem o executa. Neste artigo mencionarei como eu aplico em meu estúdio as técnicas de lavagem de mãos e mostrarei a evidencia do real risco de contrair infecções se alguem não realiza esta técnica tão basica. Antes de mais nada existem três tipos de lavagem de mãos:

Lavagem doméstica das mãos
: É a técnica que se realiza comumente em casa, com sabão comum.

Lavagem clinica de mãos
: Lavagem para atendimento a pacientes com sabão antiséptico.

Lavagem cirurgica de mãos
: Realizada em ambiente cirurgico até os cotovelos com sabonete antiséptico.

Em um estúdio de body art pode-se utilizar as três técnicas, em ocasiões diferentes, mas a Lavagem Clinica deve ser a mais comum em nosso trabalho, então vou me referir a esta em particular.
Esta lavagem deve ocorrer no minimo nestas ocasiões:

  • Ao chegar ao estúdio
  • Antes de atender a cada cliente
  • Depois de atender a cada cliente
  • Depois de lavar material contaminado
  • Depois de limpar o estúdio e/ou tirar o lixo
  • Antes de ir embora do estúdio
  • Imediatamente depois de haver lavado as mãos, se se contaminar com algum objeto sujo.
  • Antes de ir comer
  • Depois de ir ao banheiro
  • Antes de colocar as luvas
  • Depois de tirar as luvas“Pessoalmente não creio que seja nescessario citar que se vai ao banheiro ou almoçar deve lavar as mãos, isto deveriam ter te ensinado muitos anos atras” Sobre higiene das mãos.

Não se deve estar com anéis, relógios, pulseiras, unhas compridas, nem nada que tem impeça a correta lavagem das mãos;
[ Nota do Max se você usa uma pulseira, um anel, um relógio, o que for… Não custa NADA, tirar durante o trabalho e depois colocar. Seu relógio é util para que não se perca nas horas? Mais util ainda para o seu cliente é que você não o contamine. Sua pulseira ou anél é bonito? Mais bonito ainda érealizar um procedimento seguro.
E não, definitivamente não, a luva não cobre seu anel, sua pulseira, seu relógio… E embaixo deles estão focos de bactérias e afins, um gesto simples, que não custa nada, mas que vale muito é tirar estes acessórios antes de lavar as mãos e só voltar a coloca-los depois do procedimento ]; as mangas de sua roupa devem estar acima dos cotovelos idealmente. Nos Chile, as normas dizem que o sabão deve permanecer fazendo efeito nas mãos durante 15 a 30 segundos. Isto pode variar entre os fabricantes do sabão.

*A presença de dermatites, féridas, punções, perfurações, tatuagens, modificações corporais ou qualquer tipo de ferida, deveria seu motivo suficiente para que um profissional deixe de trabalhar por um tempo e não realize técnicas invasivas ao menos até que a pele esteja recuperada.

Técnica:
– Molhar primeiro as mãos e antebraços com agua fria ou morna
– Aplicar a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante
– Friccionar vigorosamente ambas as mãos cobrindo toda a superficie, dedos, espaços interdigitais e especialmente a parte das unhas (podemos ir até abaixo do punho ou ao antebraço, dependendo do motivo da lavagem)
– Enxaguar as mãos, Sempre partindo da ponta dos dedos e depois os antebraços em agua corrente.
– Secar com papel toalha descartavel primeiro as mãos, depois os antebraços. (Nunca toalha de pano reutilizavel)
– Usar a toalha para fechar a torneira e descarta-la em lixeira com tampa e pedal ou qualquer mecanismo que abra o lixeiro sem ter que toca-lo com as mãos.

[ Nota do Max
Ao final deste artigo, imprima este manual, e cole em frente a pia do seu estúdio. Vai te ajudar a sempre se lembrar destas técnicas:

É muito recomendavel ter outro dispensador com alcool gel. (Existem dispenadores laser, ideais para isto). Se já tiver lavado as mãos e sem querer tocou em algo “sem sjua-las”, pode usar esta solução. Se as sujar, deve voltar ao começo. (Este passo só se recomenda em caso de contaminação teórica, se é uma contaminação evidente ou visivel, é essencial lavar novamente as mãos)

*Tambem é muito recomendavel ter um bom creme ou loção hidratante para nossas queridas mãos, pois a recorrente lavagem de mãos pode resseca-las e irrita-las muito facilmente. Esté é um processo simples que pode fazer uma grande diferença em nosso trabalho, e cuidar dos nossos clientes, familia e sobretudo de nós mesmos, ante microorganismos realmente perigosos.
Hoje, no Chile, nossos inimigo mais perigoso são os vírus da Hepatitbe B e C; os quais muito facilmente pode aproximar de você usando uma maquina fotografica, pegando algo que faltava, bebendo em um copo (muito comum em convenções), ao tocar seus moveis, mesa ou o que seja, com as luvas sujas (o que vergonhosamente é muito comum). Seja inteligente! Troque suas luvas quantas vezes seja necessario! E Lembre-se sempre! “O uso de luvas não retira a obrigação de lavar as mãos”

Estufas não esterelizam, mas cultiva bactérias!

A seguir lhes deixo uma informação muito interessante a respeito de lavagem de mãos, estas fotos foram tiradas em um laboratório, sob supervizão pelo técnologo médico, Víctor Hugo Pulido, professor de microbiologia.

A amostra numero 1 foi coletada das minhas mão aparentemente limpas, mas sem ter lavado, em um meio de cultivo estéril, feito de globulos vermelhos humanos. (placa de ágar com eritrócitos)

       

Apoiei 4 dos meus dedos de frente, sem apoiar o mindinho de forma que a ponta dos dedos e a unha tocassem o meio de cultivo.

A amostra numero 2 foi timada depois de ter lavado minhas mãos com sabão antiséptico durante quase 3 minutos e a mostra se tomou da mesma forma.
Lembre-se que a técnica segundo a norma são 30 segundos, neste caso exageramos o tempo de lavagem aproximadamente 6 vezes.

Em ambas amostras foi realizado o cultivo a 37°c (similar a temperatura humana 36,5°c) durante 24h.
O cultivo foi feito em uma estufa.
Lembramos que a estufa está obsoleta, pois não serve para esterilizar, mas serve para cultivar bactérias. Ironico, não?


O resultado foi muito diferente do que eu esperava.

Resultado numero 1
O cultivo foi altamente colonizado por bactérias, justamente na área onde apoiei meus de.

Resultado numero 2
O cultivo foi consideravelmente menos colonizado que o anterior, entretanto, não foi nulo. As colonias se localizaram pricipalmente nas unhas.

Alguem poderia pensar “as manchas brancas são as bactérias”… Lamentavelmente não. Cada mancha com forma de bolha branca é uma colonia com centenas de milhares de bactérias!!!
COm a interrogação sobre a quantidade aproximada de bactérias que estavam presentes e ativas no resultado 2 (mãos lavadas, supostamente limpas) tomamos uma mostra da menor e mais isolada colonia, na foto se vê como uma bolha branca no meio do cultivo vermelho. Foi realizado um processo de diluição da amostra em soro fisiologico e posterior tingimento, processo mediante o qual podemos tingir as membranas plasmaticas ou parede celular das células procariontes, para assim, observa-las melhor em um microscópio

     

E o resultado???


cada forma esférica vermelha corresponde a uma bactéria. Imagina que pode conta-las?
Consegue imaginar o resultado do cultivo em que não havia lavado as mãos?

Aqui está a parte mais isolada para melhor visualização

Aqui observamos uma área muito longe da zona principal da mostra, aqui podemos ver melhor as bactérias e distingui-las inclusive conta-las.
Cada uma dessas esferas, de cor avermelhada é uma bactéria, muito provavelmente do tipo Staphylococcus epidermidis. (Essas bactérias são do tipo gran-positivo, as quias se tingem com a cor roxa, o produto quimico utilizado para o tingimento tempo muito aberto e estava muito diluido, por isto, estão mais avermelhadas). Estas bactérias do tipo Stapylococcus tem a forma (como cocos), são gram-positivos. Vivem normalmente na pele de humanos e animais. São microorganismos que podemos encontrar em uma porcentagem elevada de alimentos.
Muitas vezes são causadores de infecções em piercing, cateters venosos, tatuagens, suturas e feridas de todo tipo.
Quando a infecção é causada por má pratica, ou contaminada em seu processo de cicatrização. Apesar de não ser das mais graves infecções, são 100% evitaveis com uma excelente lavagem de mãos, unhas curtas e boa postura com relação ao uso das luvas. Quer sejam estéreis ou de procedimento ( Temos aqui a importancia de saber como calçar uma luva)
E extreamente importante: A lavagem de mãos doméstica, antes de qualquer tipo de contato com o piercing ou tatuagem cicatrizando. Se o cliente não realiza exaustivamente a lavagem das mãos, antes da cicatrização, muito provavelmente,  provocará a sí mesmo umaindesejavel infecção!! E aqui está a importancia de educarmos nossos clientes, tanto na lavagem de mãos, como nos cuidados adotados para a cicatrização da tatuagem ou piercing
***Foram encontrados e isolados estes tipos de microorganismos em proteses osseas, implantes cirurgicos, realizados em clinicas de alto nivel. Por isto, podemos concluir que este problema é tão comum em estudios de tatuagem quanto na area medica.
***Para concluir, devemos executar com perfeição a técnica de lavagem de mãos, realiza-la quantas vezes seja nescessario e cuidar de nossas mãos pois é nossa principal ferramenta!!!


(Foto em microscópio eletronico de Staphylococcus epidermidis.)

Agradecimientos al Tecnologo Médico, don Victor Hugo Pulido x la clase de Microbiologia. Texto : Mauricio Torres “Banana Piercer” Extigma Body Art – Copiapó – Chile

http://bananapiercer.wordpress.com
http://www.extigma.cl

Obrigado Banana, seguimos juntos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s